Início / Games / Update do Playstation 5 traz Leitor de Tela em português

Update do Playstation 5 traz Leitor de Tela em português

Update do Playstation 5 traz Leitor de Tela em português

Depois de quase um ano e meio de lançamento, o PlayStation 5 recebeu mais uma grande atualização de software trazendo várias melhorias como: audio mono para fones de ouvido, melhorias nos menus e cards, entre outras.

Mas nessa matéria vamos focar na muito pedida e, ao mesmo tempo, não esperada adição de um leitor de tela para os menus do console em português. Essa funcionalidade traz a possibilidade de ligar um sintetizador que lê as opções do menu em voz alta, algo que é muito útil para pessoas que têm tipos diversos de deficiência visual e cognitiva, além de trazer mais autonomia para pessoas PCD dentro da plataforma.

Essa função já estava disponível no Xbox em português há bastante tempo e existia no PS4 também, mas somente em inglês (e para ser ativada era necessário mudar o idioma do console). Isso gerava um grande dilema para os gamers PCD no Brasil, pois existem jogos que definem o seu idioma a partir da linguagem do video game, assim impossibilitando o usuário de desfrutar da dublagem em português que também é considerada uma opção de acessibilidade dentro dos jogos. Ou seja: normalmente era necessário escolher entre usar o leitor de telas em inglês ou jogar dublados em português.

Lembrando que isso não se aplica a todos os games, pois existem títulos que permitem alterar o idioma dentro do jogo.

Pois bem, esse dilema acabou, pois agora todos os jogadores que precisam dessa função podem usufruir do leitor de telas no bom e velho idioma tupiniquim! Ressalto aos leitores que esse leitor em voz alta funciona somente nos menus do PS5, não dentro dos jogos (leitores em jogos precisam ser implementados pelos desenvolvedores).

Como ativar o Conversor de Texto em Fala no PS5?

Para iniciar essa função é muito simples, basta entrar nas Configurações do seu PS5, ir em Acessibilidade e navegar até a opção Leitor de Tela.

Descrição da imagem: Uma lista de opções dentro dos menus do Playstation 5, com a opção de acessibilidade selecionada.

Descrição da imagem: Menus do Playstation 5 com a opção de Leitor de Tela selecionada

Dentro da área do leitor é possível alterar certas configurações como: velocidade, volume, e tipo de voz entre outras.

Descrição da imagem: Menus do PS5 com as opções de velocidade do leitor de tela

Principais funções do Leitor de Tela

De modo geral, o sistema de conversão de texto em fala funciona em todas as áreas dos menus do PlayStation 5, fazendo a leitura de quais jogos estão instalados, sua biblioteca, amigos, conquistas e funciona até mesmo na Playstation Store lendo preços de games e deixando as compras de jogos mais autônomas para quem precisa.

Existem sim algumas ressalvas, pois ainda é um sistema novo e certas áreas precisam ser refinadas, como, por exemplo: a lista de desejos dentro da loja do console que não é lida pelo sistema e dentro do menu de amigos que, quando algum nome de usuário é lido, o leitor identifica as letra “AM” da palavra “amigos” e acha que é algum tipo de horário americano, pois no sistema horário da Terra do Tio Sam as horas são definidas por AM para dia e PM para noite, algo que confunde o sistema nessa situação isolada.

Criação de  Conteúdo

Não é de hoje que sabemos nos consoles hoje em dia é possível fazer vídeos e lives. Dentro desse contexto, o conversor de texto em fala traz a possibilidade de leitura de comentários em transmissões ao vivo feitas no console, algo que ajuda muito pois os criadores de conteúdo que tem algum tipo de deficiência visual agora podem ouvir o chat da live direto do console e não precisam parar a jogatina para ficar verificando oque está sendo dito.

Conclusão

De forma geral, o uso da ferramenta é extremamente satisfatório e finalmente os jogadores PCD brasileiros pode usufruir dela em seu idioma nativo. Isso só mostra o atual comprometimento das empresas em atingir um público que necessita de algum tipo de acessibilidade. Para mim, o grande lado negativo é que o leitor está disponível somente no PlayStation 5 em português (e no Brasil temos um grande número de pessoas que não migraram para a atual geração de consoles, tanto por questão de custo quanto por indisponibilidade nas lojas). Acho que essa função de leitura em voz alta poderia ser implementada no PS4 para mais pessoas terem acesso a essa alternativa de acessibilidade.

Source: Tecmundo

Sobre Liands

Olá, me chamo Liands e sou formado em comunicação em mídias digitais. Atualmente trabalho com desenvolvimento web e produção de conteúdo para as mídias digitais. Seja em forma textual ou audiovisual.

Você também pode gostar.

20202838441520

Mario Strikers: Battle League é pura anarquia futebolística

Mario Strikers: Battle League é pura anarquia futebolística Após um longo período na geladeira, a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *